Aluguel de ambulância: Confira 7 dicas para contratar este serviço

Qualquer evento que se preze precisa ter uma equipe de saúde especializada para eventuais imprevistos. Afinal, nunca se sabe quando alguém irá passar mal ou ter algum acidente. O que não é incomum nesse tipo de ação. É preciso ter um local adequado e montado, equipe especializada e materiais. Para isso, as empresas devem estar preparadas e incluir em seu planejamento esse tipo de serviço de saúde. Mas se a empresa não tem esse suporte, o que fazer? O aluguel de ambulância pode ser uma ótima solução.

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora da locação, confira a seguir a lista que preparamos!

Padrão de qualidade no aluguel de ambulâncias

As empresas que trabalham com aluguel de ambulância precisam oferecer serviços de diferentes tipos dentro do segmento. Como emergência médica, de transporte não emergencial ou de UTI móvel. 

Antes de pensar no aluguel de ambulâncias é preciso verificar se a empresa contratada para o serviço atende as normas legais.

A empresa que você for alugar ambulâncias deve atender as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os veículos devem ser também homologados pela Vigilância Sanitária. Com equipamentos que devem estar de acordo com a legislação vigente dos órgãos fiscalizadores. 

Aluguel de ambulâncias e seus equipamentos

As ambulâncias alugadas devem estar equipadas de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Devendo manter a integridade e segurança das pessoas que nelas estiverem.

A tripulação deve ser qualificada e especializada. Assim como os medicamentos e demais materiais devem estar legalizados e com validade vigente.

Enfermeiros 

A equipe de enfermagem da empresa do aluguel de ambulância deve estar certificada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Conselho regional de Enfermagem.

Que alegue responsabilidade técnica dos enfermeiros responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar. 

Documentação para o aluguel de ambulância

Para que você possa alugar ambulâncias para o seu evento é necessário que elas possuam licenciamento e título específico.

A empresa contratada deve possuir ainda uma licença para o seu funcionamento com a Secretaria de Saúde, Departamento de Vigilância Sanitária e Licença de Funcionamento da ambulância com função pré-hospitalar para urgências e emergências, também junto à Vigilância Sanitária.

Equipe 

Para que o atendimento seja feito da melhor forma possível, é preciso que a equipe seja composta de médico. Em casos de UTI móvel, condutor socorrista e enfermeiro.

Todos qualificados para atender urgências e emergências. 

Condutores

Os socorristas que dirigirem as ambulâncias precisam estar habilitados com a categoria Da. Além de serem capacitados com curso de condutor para veículos de emergência, estando dentro das determinações propostas no Código de Trânsito Brasileiro. Na carteira de habilitação deve constar ainda que o condutor trabalha com automóvel de emergência.

Classificação para o aluguel de ambulâncias

Pela legislação, uma ambulância pode ser definida como veículo terrestre, aquaviário ou aéreo. Para os veículos terrestres existem as seguintes classificações: 

Tipo A: ambulância tipo A para transporte de pacientes sem risco de morte, remoção simples. A equipe deve ter um condutor socorrista e um profissional da enfermagem;

Tipo B: para transportar pacientes com risco de morte, possuindo equipamento básico de vida, equipe com socorrista e profissional de enfermagem;

Tipo C: para transportar vítimas de acidentes, deve conter equipamentos de salvamento. A equipe deve ser composta por condutor socorrista e militares capacitados para a situação;

Tipo D: ambulância para transportar pacientes com alto risco de morte, esse tipo é mais avançado, possuindo ainda serviço de UTI. A equipe precisa além de condutor socorrista e enfermeiro, de um médico. 

Por fim, agora que você já sabe como deve ser feito um aluguel de ambulância de forma correta para o seu evento, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!